CORRESPONDENTE KELLY DAMA ENTREVISTA PINDUCA O REI DO CARIMBO
Nesta última Sexta-feira (11) a correspondente do Programa Ei!!! Vc Tá Aí?! E da Rádio Doinha Prata Web Fm, Brasil/Moçambique, Kelly Dama, entrevistou o iconico Cantor e Compositor Pinduca o Rei do Carimbó, na sua residência em Belém do Pará.
Confira no YouTube toda entrevista, pelo instagram cobertura total do Círio de Nazaré.
Pinduca nasceu em Igarapé-Miri (PA), no Pará, em uma família de músicos, e começou a cantar na adolescência. Um dos maiores feitos desse artista genial, em quase 70 anos de carreira, foi misturar a música da América Central, do Suriname e das Guianas, com as raízes caboclas da região Norte.
Pinduca (batizado como Aurino Quirino Gonçalves) ou Rei do Carimbó estilizado (Igarapé-Miri, 4 de junho de 1937) é um músico brasileiro, cantor e compositor de músicas no gênero e ritmo paraense de um Carimbó diferenciado do conhecido Carimbó de raiz, chamado "Carimbó Pau e Corda". Pinduca, em suas composições, mistura referências de musicas típicas da América central, das Guianas e Suriname, países fronteiriços e/ou próximos ao Norte do Brasil. Neste fluxo de trocas culturais, Pinduca mistura estas referências ao Carimbó Raíz que tem como grandes nomes o considerado Rei do Carimbó Mestre Verequete e o Grande Mestre Lucindo, Rei do Carimbó do Salgado paraense. Essas referências de outros países da América Latina são nitidamente percebidas na indumentária "caribenha" do cantor Pinduca, que sempre se apresenta com um grande chapéu, uma espécie de sombreiro, repleto de pequenos adereços tropicanos.
Pertencente a uma família de músicos, Pinduca iniciou sua carreira aos quatorze anos de idade cantando carimbó.
Pinduca, atendendo às demandas da indústria cultural brasileira, fez parte de uma geração de músicos que transformaram alguns Carimbós Pau e Corda do interior do Estado paraense em ritmos prontos para serem consumidos e vendidos pela indústria radiofônica. O cantor é conhecido no Estado do Pará por seu contato com os músicos carimbozeiros-raiz, ressignificando as composições do Carimbó Pau e Corda.
Em 2017, seu álbum No Embalo do Pinduca foi indicado ao Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de Raizes Brasileiras.
Postado pelo Jornalista
Miguel Campos e Equipe #MCTVEN
Nenhum comentário:
Postar um comentário