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segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
MCTVEN: QUANTO VALE A HISTÓRIA DE UMA VIDA? UM CHEFE DE C...
MCTVEN: QUANTO VALE A HISTÓRIA DE UMA VIDA? UM CHEFE DE C...: Demisson Pereira das Neves QUANTO VALE A HISTÓRIA DE UMA VIDA? UM CHEFE DE COZINHA: CHAMADO DEMISSON! Numa família ...
QUANTO VALE A HISTÓRIA DE UMA VIDA? UM CHEFE DE COZINHA: CHAMADO DEMISSON!
Demisson Pereira das Neves
QUANTO VALE A HISTÓRIA DE UMA VIDA?
UM CHEFE DE COZINHA:
CHAMADO DEMISSON!
Numa família de nove (09) irmãos, Demisson Pereira das Neves, Brasileiro, soteropolitano, nascido no bairro de São Cristóvão Salvador-Bahia-Brasil, sua infância, cuja referência maior como espelho, a mãe Dona Nilza, cobradora de ônibus, que tinha as árduas tarefas de desempenhar duplo papel, em ser mãe/pai ao mesmo tempo, uma prática muito comum no Brasil durante a década de 1970, e se procurar, ainda assim, existe a Mãe ser a "cominheira da casa" aquela que se vira nos 30, como diz um ditado moderno.
Seu primeiro contato com o mundo da culinária tem início aos nove anos de idade, quando a família passa a receber, aos finais de semana, visitas de sua tia Vera Lúcia, a qual com sua vasta experiência no ramo da cozinha, sempre dispunham de boa vontade na confecção de exóticos e de degustativos pratos, aos quais Demisson os acompanhavam com os olhos fintados aos detalhes. Nascia então um desejo de inserir-se ao desconhecido mundo da culinária.
A partir de então, a cozinha de Dona Nilza passava a ter um outro integrante, pois alguns itens da compra mensal, era utilizados por Demisson, em seus preparos que variavam entre bolos convencionais, bolos de chuvas e tortas, garantindo assim um final de semana repletos de guloseimas para os familiares!
Em 1989, agora com 15 anos, Demisson tem sua primeira oportunidade como profissional, após o convite dum amigo de sua mãe pra trabalhar, como subordinado, num restaurante do Shopping Itaigara. Talvez por estar situado dum bairro nobre, e receoso da má repercussão que a situação poderia provocar ( um criança no comando duma cozinha) o seu chefe tinha sempre o cuidado de mantê-lo nos bastidores, longe dos olhares curiosos que se deliciavam com aquele tempero tão saboroso!
Aos seus 18 anos de idade, Demisson tem sua carteira assinada pela primeira vez, no Restaurante, Chão de Pedra, situado na Rua Chile, conduzindo suas atividades de cozinheiro por dois anos. Em um dia comum no centro da cidade, Demisson está diante daquelas que seria suas maiores conquistas:
A profissionalização!
Conduzido pela Coordenadora da ONGE Ibege, que lhe fizera um convite para confeitar um bolo de 5 metros, em homenagem ao aniversário da instituição, a distinta senhora lhe propõem, em troca dos seu serviços, sua inserção na Instituição de Reconhecimento Internacional: SENAC.
No SENAC foram três semestres de aprendizados, onde ele teve contatos com os princípios básicos do ramo, tal com a culinária Nacional e Internacional, exemplos de: Molhos nobres, Quentes e Frios; Congelamento em geral, Doces e Salgados, Canapés, dentre outros.E no nível mais avançado, ele também aprendeu sobre matemática básica para ADM de cozinha (carga horária 1.330hs).
Agora com vastos conhecimentos no ramo da culinária, Demisson encontrava-se com qualificação de sobras para reescrever sua história, sua primeira empresa após sua passagem pelo SENAC foi o restaurante Tomates Fritos, cuja ocupação foi como Chefe de Cozinha, na qual ele liderava uma equipe com seis colaboradores.
Um ano depois surgiu uma oportunidade ainda mais ambiciosa, no limiar do século, ano 2000, Demisson integrava a equipe de Chefes da multinacional ACCOR BRASIL, na qual ele foi submetido a três meses de treinamentos na especialização da culinária Francesa e Alemã com pratos típicos, volta ao Brasil, tal como esta especialização para eventos de grandes portes, ministrados pelos Chefs Marc Lé Cornec e Patrick, tais conhecimentos foram essenciais para sua permanência na empresa nos dois anos que se seguiram, e também pra sua vida, adquirindo assim um currículo invejável.
Com um espírito inquieto, Demisson se desbravou pelo Brasil afora, levando suas experiências para Cidades como: Brasília, Minas Gerais e São Paulo, essa última Cidade (SP) o mesmo passou por duas vezes.
De volta a Salvador-Bahia-Brasil, Demisson vem enfrentando o dilema da crise, realidade que veio a bater na porta de muitos Brasileiros qualificados.
No entanto sua Auto-estima se encarrega em mantê-lo convicto de que dias melhores ao de vir!!!
E na certeza, já vê uma LUZ no fim do túnel.
Fonte/Demisson Pereira das Neves
Contatos:
e-mail: demissonp@yahoo.com.br
Tel: 71 99727-3512 WhatsApp
Postado pelo Jornalista
Miguel Campos e Equipe
Criações do Chefe de Cozinha
Demisson Pereira das Neves
domingo, 18 de fevereiro de 2018
Carnaval
de Salvador toma banho de pipoca e de vigor
Números afastam qualquer critica sobre esvaziamento de uma festa que renuiu 2 milhões de pessoas por dia e com tranquilidade
Números afastam qualquer critica sobre esvaziamento de uma festa que renuiu 2 milhões de pessoas por dia e com tranquilidade
O Carnaval de Salvador ganhou, este ano, um banho de
pipoca, de alegria e de vigor. Basta encarar os números, que desarmam qualquer
crítica que aponte crise ou esvaziamento da festa. Com 186 trios desfilando sem
cortas e mais 250 atrações gratuitas nos bairros e palcos temáticos instalados
pela Prefeitura em diversos cantos da cidade, a folia na capital baiana reuniu,
diariamente, 1,8 milhão de pessoas nas ruas pulando só na pipoca. Se somar
camarotes mais blocos com cordas, esse quantitativo chega a 2 milhões de
pessoas, de acordo com os cálculos da Saltur, com 750 apresentações em todos os
circuitos oficiais.
Esses dados não incluem o pré-Carnaval, que teve
Fuzuê, Furdunço e Pipoco na Barra, reunindo, no total, um três milhões de pessoas. Durante o período carnavalesco oficial, nos
palcos temáticos montados na Praça da Cruz Caída, no Terreiro de Jesus, no
Circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) e nos bairros de Cajazeiras, Liberdade,
Plataforma, Boca do Rio, Itapuã, Pau da Lima e Periperi, um milhão de foliões
brincaram em clima familiar ao som de diversos estilos musicais e atrações.
Foram, no total, quase 1,2 mil horas de música e
muitas novidades, como o primeiro Carnaval Náutico, que aconteceu na Baía de
Todos-os-Santos, com um público de 1,5 mil pessoas e 150 embarcações. O projeto
Pôr do Sol, na Praça Castro Alves, que esse ano aconteceu durante três dias,
com shows gratuitos em cima do trio de nomes como Moraes Moreira, Baby do
Brasil e Armandinho, mobilizou 50 mil foliões por dia.
Economia
–
Quando o assunto é economia, o Carnaval de Salvador foi outro sucesso. Cerca de
R$1,7 bilhão foram movimentados na cidade, que recebeu quase 800 mil turistas.
A rede hoteleira bateu recordes de ocupação, o que é um indicativo importante
do êxito econômico da folia. A média de ocupação chegou a 93%, segundo estimativa
da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA). O melhor dia de
aluguel de leitos foi registrado entre o último domingo e a segunda-feira,
quando a taxa alcançou 96%. Foi a melhor ocupação entre todas as capitais do
Brasil.
Durante o período carnavalesco, os turistas
nacionais chegam a desembolsar cerca de R$ 4,9 mil, enquanto que os baianos
costumam gastar cerca de R$ 1,7 mil e os estrangeiros, R$ 3,5 mil. Estes dados
são baseados em pesquisa de análise de perfil dos turistas, realizada pela
Prefeitura. Pelo aeroporto, chegaram quase 77 mil turistas, contra
aproximadamente 71 mil da folia do ano passado (entre 8 e 13 de fevereiro).
Pelo porto foram 32 mil. E, pela rodoviária, a estimativa é de 82 mil
passageiros, contra 78 mil de 2017.
Outros setores da economia comemoram os resultados
obtidos com a festa e ao longo do Verão. No setor de alimentação, os bares
situados no circuito turístico, que engloba o extenso trecho entre Stella Maris
e Pelourinho, tiveram aumento entre 30% a 40% no faturamento de janeiro até o
Carnaval deste ano - em comparação ao mesmo período do ano passado. Além de
mais receita, milhares de empregos temporários já foram gerados.
Clima
de paz – Outro dado importante é a redução da violência na
festa. Os módulos assistenciais à saúde montados pela Prefeitura nos circuitos
do Carnaval contabilizaram 4.953 atendimentos, número 3,5% menor que a folia
momesca do ano passado. A redução dos casos de violência foi um dos principais
motivos da queda significativa das ocorrências registradas durante toda a
festa. Esse clima de paz é confirmado pelos números da Guarda Civil Municipal.
Foram contabilizados 477 atendimentos, o que representou uma redução de 45,6%
em relação ao ano passado.
Confira
abaixo todos os dados sobre o Carnaval de Salvador de 2018, divididos por
secretarias ou órgãos envolvidos:
SALTUR
Torre
Eletrônica
21h
de música / 42 artistas / público de 35 mil pessoas / 7 dias de ativação
Torre
do Beco das Cores
25h
de música / 11 mil pessoas
Carnaval
Náutico
150
embarcações -1500 pessoas
Palcos
temáticos (Samba / Rock /Multicultural)
96h
de música / 745 artistas envolvidos / publico de 150.000 pessoas
Palcos
nos Bairros (Cajazeiras, Liberdade, Plataforma, Boca do Rio, Itapuã, Pau da
Lima e Periperi)
355h
de música / 550 mil pessoas nos bairros - Destaque para terça-feira na
Plataforma, com 135 mil pessoas, e segunda-feira em Cajazeiras, com 70 mil
pessoas
Circuito
Mestre Bimba
Público
de 300 mil pessoas
Público
do Carnaval nos Bairros e palcos temáticos:1 milhão de
pessoas
Público
do Bailinho Infantil: 9 mil pessoas
Pôr
do Sol na Castro Alves: 50 mil pessoas por dia – total de
150 mil pessoas em três dias
Circuito
Dodô
- 76h de música / 107 trios independentes / 72 blocos / 1850 artistas
Circuito
Osmar - 1700 artistas / 82 blocos / 79 trios independentes
/ 85 horas de música
Circuito
Batatinha -61h de música / 100 blocos / 1140 artistas
Circuitos
com o total de 186 trios independentes / 264 blocos
Em
todos os circuitos foram cerca de 750 apresentações e 1160 horas de música, com
14831 artistas envolvidos
SAÚDE
Foram realizados 4953
atendimentos, com redução de 3,5% em relação ao ano passado. O Circuito
Barra/Ondina respondeu por 63% dos atendimentos; Campo Grande; por 33%, e
Batatinha; por 4,4%.
O módulo Farol da Barra
liderou em número de atendimentos (835), porém registrando uma redução de 21%
quando comparado com o ano anterior; seguido pelo da Ademar de Barros (823),
Sabino Silva (600), Piedade (567) e Shopping Barra (509).
Dos 4953 atendimentos, 3924
foram clínicos; 382 bucomaxilofacial, 326 ortopédicos, 209 cirúrgicos, e 112 de
enfermagem. Houve redução de 34,3% dos atendimentos cirúrgicos e 18,3% de
ortopédicos, quando analisados em relação ao ano de 2017 (318 e 399,
respectivamente).
Verifica-se redução de 18,2%
dos atendimentos bucomaxilofacial. Dos 382 atendimentos de bucomaxilofacial, os
módulos Montanha (79), Piedade (69), Ademar de Barros (67) e Farol da Barra
(50) lideraram com o maior número de ocorrências, respondendo por 70% dos
casos, quando comparado com o mesmo período do ano anterior (467).
As principais causas de
atendimentos foram intoxicação alcoólica (488), agressões físicas (454),
cefaleia (366), dor em membros inferiores (365), dentre outras. Os atendimentos
por agressão física e intoxicação alcoólica reduziram em 23% e 10,8%,
respectivamente, em relação ao ano anterior.
Os atendimentos continuam
maiores na faixa etária jovem de 20–29 anos (33%), seguida de 30–39 anos (24%)
e 40-49 anos (14,6%).O sexo masculino responde por 51% dos atendimentos
realizados, embora tenha apresentado uma redução de 10,6% em relação ao ano
anterior.
Foram transferidos 145
pacientes, o que corresponde a 3% do total de atendimentos realizados no
Carnaval. Os principais motivos de transferência foram a avaliação
especializada (62), radiológica (38), laboratorial (11) e tomográfica (10). Na
maioria dos casos houve a transferência para a UPA Vale dos Barris (64),
Hospital Geral do Estado (32), Hospital Teresa de Lisieux (09), Hospital
Português (06) e Hospital Ernesto Simões Filho (05).
SEMOB
A operação das 140 linhas de
ônibus que circularam 24h se deu a contento. A programação estabelecida pela
Secretaria Municipal de Mobilidade supriu a demanda da festa. Foram
transportados nos seis dias de folia 4.778.980pessoas no sistema convencional
de ônibus da Cidade. Já nos veículos do sistema complementar, foram transportadas
189.213 pessoas. Cerca de 535 mil
pessoas utilizaram o serviço da linha gratuita, Lapa-Calabar.
Quem optou pelo táxi como transporte
contou com excelente oferta de veículos no circuito e mais de 200 mil foliões
utilizaram o serviço. Foram realizadas 320 abordagens aos motoristas de táxis,
com 31 taxistas autuados, 53 recusas de passageiros e 22 cobranças fora do
taxímetro. Já os mototaxistas, primeiro Carnaval regulamentados, transportaram 60
mil passageiros.O Elevador Lacerda, que operou gratuitamente durante a festa
Momesca, transportou 224 mil pessoas. Já o Plano Inclinado Liberdade / Calçada,
38.215 pessoas.
TRANSALVADOR
A Transalvador ampliou a
fiscalização do trânsito no período do Carnaval, autuando 7.879 veículos por
infrações de trânsito, entre quinta-feira (8) e Quarta-Feira de Cinzas (14). O
número é 17,5% maior que as notificações no mesmo período do ano passado. Nenhuma
morte por acidente de trânsito foi registrada este ano. Em 2017, três pessoas
morreram por acidentes ocorridos durante a festa, duas delas após cerca de um
mês hospitalizadas. Ao todo, 636 veículos foram removidos pela Transalvador no
Carnaval 2018.
Faixa exclusiva - A Transalvador notificou 1.404 veículos que acessaram
irregularmente a faixa exclusiva para transporte público montada na Av.
Centenário durante o Carnaval. Ao todo, 7.466 ônibus, táxis e mototáxis
acessaram a via no período. A operação teve o objetivo de estimular o uso do
transporte público nos dias de folia, ampliando a mobilidade no entorno dos
circuitos do Carnaval. Os motoristas eram orientados por banners e painéis
eletrônicos, além de monitores e agentes de trânsito.
Durante a folia, os acessos
irregulares foram caindo, tendo seu pico na noite de sexta, com 420
notificações, e redução para 182 notificações na última noite da folia.
Fabrizzio Muller, superintendente, acredita que o estímulo ao uso de transporte
público no período deu resultado com reflexo positivo no trânsito. “As pessoas
estão indo mais de táxi e mototáxis. Existe uma mudança no comportamento dos
foliões em relação a ir para o Carnaval com carro particular”, disse. A fluidez
do trânsito nas avenidas Centenário e Garibaldi melhorou em relação ao Carnaval
do ano passado.
Balanço – Operação de trânsito
- comparativo 2018 / 2017
Notificações (todas as
infrações)
2018 – 7.879
2017 – 6.701
Veículos removidos
2018 – 636
2017 – 603
Acidentes
Acidentes com vítimas
2018 – 56
2017 – 48
Feridos
2018 - 65
2017 - 52
Mortes
2018 - 00
2017 - 03
Lei Seca de rotina
Abordagens
2018 – 2.546
2017 – 2.031
Autuações
2018 - 346
2017 – 303
Levados à delegacia por alto
teor alcoólico configurando crime de trânsito
2018 – 1
2017 – 1
CNH recolhidas
2018 - 324
2017 – 268
Lei Seca condutores
profissionais
Abordagens
2018 – 3.970
2017 – 4.080
Autuações
2018 - 0
2017 – 0
Abordagens a:
· Táxis
2018 – 1.410
2017 – 1.203
· Ônibus
2018 - 964
2017 – 768
· Motoristas PMS
2018 – 1.503
2017 – 2.109
· Mototáxis
2018 - 93
2017 – 0
SEDUR
Ações realizadas nos dias
07/02/2018 a 14/02/2018:
·
Vistorias:
2.589
- Camarote
- Atividade
- Balcão
- Publicidade
- Arquibancada
- Marquise
- Praticável
-Tapume
- Estabelecimento
- Empreendimento
- Outros
·
Auto de
Infração: 50
- Atividade
- Publicidade
- Empreendimento
·
Notificação:
570
- Atividade;
- Camarote;
- Publicidade;
- Trios: 119;
- Balcão.
·
Desmontagem
de Estruturas: 78
·
Descumprimento
de Notificação: 01
·
Desinterdição:
03
- Camarote Salvador
-Camarote Vila Mix
- Casa D’Itália
·
Interdição:
13
- Atividade: 03
- Camarote: 09
Camarote Tribus
Camarote Planeta Band
Camarote Harém
Camarote SchinAe
Camarote Tribus
Camarote Salvador
Camarote Vila Mix
Casa D’Italia
Evetur Pousada
·
Embargo:
08
- Atividade
- Empreendimento
·
Advertência
verbal: 233
- Abordagem de ambulantes
- Orientações
- Advertência sobre situação
de risco.
·
Denúncia
de Atividade: 01
·
Descumprimento
de notificação 01
·
Apreensão:
40
- 06 Blimps:
4 Bradesco
1 Riachuelo
1 Pepsi
- 13 banners
01 Controladora de Painel de
Led - exibição de Publicidade Irregular
10 Estruturas metálicas
240 latinhas de refrigerante Schin
450 garrafas de água Schin de
500 ml
4.580 latas cerveja Devassa
6.6740 latas de cerveja Schin
533 garrafas de vidro
03 sombreiros
01 cavalete
450 panfletos bloco Algodão
Doce
425 viseiras
800 abanos Habibs
2.300 abanos Calçados Beira
Rio
100 panfletos máscara
432 águas Dias D'avila
84 garrafas de vidro Vodca
Ice
06 pirulitos de publicidade
529 latas Skol 296 ml
465 latas Skol 269 ml
64 latas Skol beats 269 ml
768 água mineral
Veículo guinchado pela Transalvador
com 840 unidades água mineral
Bandanas Riachuelo
SEMOP
A
Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuou com um efetivo de 1,2 mil
profissionais, entre agentes de Fiscalização, Salvamar, Poluição Sonora e
Defesa do Consumidor, além do efetivo da Guarda Civil Municipal e agentes de
Limpeza (Limpurb). A estrutura contou também com 55 veículos e 20 bases
operacionais espalhadas nos circuitos da festa.
A
Semop licenciou cerca de 3.500 comerciantes informais para a festa, entre
isopor, carrinhos de pipoca, água de coco, baianas com tabuleiros de acarajé e
mingau, além de barracas, veículos e foodtrucks que comercializam alimentos.
FISCALIZAÇÃO
E ORDENAMENTO:
Terça,
13/02
Equipamentos
irregulares: 6.414 apreensões.
-
Total Carnaval 2018: 21.876
-
Total Carnaval 2017: 28.065
Redução
de cerca de 25% com relação ao ano passado.
Vale
destacar todo o trabalho feito pela Semop no planejamento, ordenamento e
capacitação dos ambulantes, o que contribuiu para a redução das apreensões.
Alimentos
perecíveis: 15 quilos
-
Total Carnaval 2018: 588 quilos
-
Total Carnaval 2017: 211 quilos
Um
aumento de cerca de 180%.
Entre
os itens não autorizados, os agentes encontraram:
Espetos
de madeira: 471 - (Total 2018: 2.376 – Total 2017: 2.501)
Botijões
de gás: 03 - (Total 2018: 20 – Total 2017: 64)
Bebidas
alucinógenas: 10 litros - (Total 2018: 245L – Total 2017: 331L)
Objetos
Perfurantes: 76 Unid. (Total 2018: 330 Unid. - Total 2017: 345 Unid. - Entre
garrafas de vidro, facas, facões, martelos, etc)
Os
produtos e materiais apreendidos se encontram no Setor de Guarda de Bens
Apreendidos (Avenida San Martin), podendo ser retirados por seus proprietários
após pagamento das multas correspondentes.
ILUMINAÇÃO
PÚBLICA
A
Diretoria de Iluminação realizou diversos atendimentos, como instalação,
manutenção ou remoção de ligação clandestina nos circuitos da folia. Nos
bairros onde houve Carnaval, bem como as grandes avenidas foram realizadas
vistorias para garantir a tranquilidade, o conforto e a segurança dos foliões.
No
geral, houve um aumento nas ocorrências com relação a 2017, sendo que o maior
número de atendimentos se deu na Barra.
Terça,
13/02
13
ocorrências de manutenção, troca de refletores, substituição de lâmpada ou
poste.
-
Sendo 08 na Barra e 05 no Centro
-
Total Carnaval 2018: 472 (Sendo 262 na Barra e 217 no Centro)
-
Total Carnaval 2017: 286 (Sendo 153 na Barra e 133 no Centro)
Novas
ligações:
-
Total Carnaval 2018: 47 (Sendo 30 na Barra e 17 no Centro)
-
Total Carnaval 2017: 17 (Sendo 12 na Barra e 05 no Centro)
Em
2018, só houve 01 ocorrência de falta de energia, enquanto que em 2017 foram 09
ocorrências.
Neste
ano, não houve registro de vandalismo. Em 2017, houve uma ocorrência.
SALVAMAR
Terça-feira,
13/02
22
ocorrências de pré-afogamentos: 10 na Barra; 12 em Ondina.
-
Total Carnaval 2018: 129
-
Total Carnaval 2017: 152
Em
todos os dias de Carnaval, a Salvamar atuou com 50 agentes, em plantão 24 horas
em seis postos montados nas areias entre as praias da Barra e Ondina.
POLUIÇÃO
SONORA
Terça,
13/02
Estabelecimentos
vistoriados: 30
-
Sendo 09 no Circuito Dodô, 19 no Circuito Osmar e 02 no Carnaval dos bairros.
-
Total Carnaval 2018: 128
-
Total Carnaval 2017: 165
Notificações:
01 (No Circuito Dodô)
-
Total Carnaval 2018: 65
Autos
de infração: 03 (Sendo 02 no Circuito Dodô e 01 no Circuito Osmar)
-
Total Carnaval 2018: 06
Monitoramento
de trios: 194
Sendo
105 no Circuito Dodô e 89 no Circuito Osmar
-
Total Carnaval 2018: 392
-
Total Carnaval 2017: 323
Monitoramento
de palcos: 35
-
Total Carnaval 2018: 78
-
Total Carnaval 2017: 24
CODECON
Na
terça-feira 13/02, último dia de Carnaval, a Codecon realizou 73 vistorias em
estabelecimentos, não encontrando irregularidades. Foram expedidas 13
notificações e um auto de infração. Foram realizados 16 atendimentos ao
consumidor no balcão localizado na Praça Municipal.
Notificações:
13
Sendo
02 no Circuito Batatinha e 11 no Campo Grande.
-
Total Carnaval 2018: 497
-
Total Carnaval 2017: 304
Autos
de Infração: 01 - (No Circuito Batatinha)
-
Total Carnaval 2018: 20
-
Total Carnaval 2017: 10
Vistorias:
73
Sendo
54 no Circuito Batatinha e 19 no Campo Grande.
-
Total Carnaval 2018: 1.211
-
Total Carnaval 2017: 803
Atendimentos
ao consumidor: 16
-
Total Carnaval 2018: 18
GUARDA CIVIL MUNICIPAL
Garantir a execução dos
serviços públicos municipais durante toda a folia, colaborar com as ações de
segurança para o folião, através do patrulhamento preventivo, desenvolver ações
preventivas visando preservar crianças, além de contribuir com a alegria da
folia, através de apresentações com a Banda de Música do órgão. Este foi o
papel desempenhado pela Guarda Civil Municipal de Salvador no Carnaval de 2018.
Durante as ações
desenvolvidas pelo órgão neste Carnaval, foram contabilizados, através do
Núcleo de Estatísticas da GCM, 477 atendimentos, o que representou uma redução
de 45,6%, em relação ao ano anterior (877). Nas ações em apoio à Secretaria
Municipal de Ordem Pública (Semop), foi registrada a apreensão de 1.528 objetos
perfurocortantes, havendo um aumento 58,2% no comparativo a 2017 (966). O órgão
contabilizou em todo o Carnaval de 2018, 32 ocorrências, representando um
aumento de 14,3%, em relação ao mesmo período anterior (28).
Banda de Música
Outra atividade desenvolvida
pela Guarda Civil foi a partir da Banda de Música, que realizou no período da
folia 14 apresentações, em locais dentro e fora do circuito, através de uma
proposta de apresentações itinerantes. A
Banda levou alegria e músicas que trouxeram um repertório variado do axé, até
as marchinhas dos antigos Carnavais. As ações foram realizas em parques
públicos, casas de acolhimento, unidades de saúde, camarote dos idosos, dentre
outros.
Identificação de crianças
Durante as ações no Carnaval,
a Guarda Civil identificou um total de 30.610 crianças, com pulseiras contendo
dados como o nome da criança, dos pais ou responsáveis e telefone para contato,
além da distribuição de 12 mil panfletos com dicas de segurança e o
encaminhamento ao conselho tutelar de 44 crianças, em risco de vulnerabilidade.
Documentos recolhidos
Durante todo Carnaval foram
recolhidos 463 documentos para a Base da GCM, que representou uma redução de
4,1% em relação ao mesmo período da festa anterior, quando foram recolhidos 483
itens. O folião pode acessar o site da instituição
(www.gcm.salvador.ba.gov.br), e verificar se o nome consta na lista de
documentos perdidos. Com a confirmação, deve se dirigir a sede do órgão, na
Avenida San Martin, das 9h às 16h, de segunda a sexta, em posse de um documento
original com foto, ou boletim de ocorrência para fazer a retirada.
Dados da atuação da Guarda
Civil na Operação Carnaval 2018
477 atendimentos;
32 ocorrências;
1.528 objetos com potencial
de arma branca;
463 documentos recolhidos;
30.610 crianças
identificadas;
12 mil panfletos com dicas de
segurança, distribuídos nos circuitos;
44 crianças em situação de
vulnerabilidade foram encaminhadas ao Conselho Tutelar;
14 apresentações itinerantes
da Banda da Guarda Civil Municipal.
SEMPS
Promovendo a campanha
“Criança não é Mão de Obra”, a equipe do serviço especializado de abordagem
social, da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps),
atuou no Carnaval 2018 com o objetivo de implementar o Programa de Combate ao
Trabalho Infantil (PETI) e evitar outros tipos de violação de direitos contra
crianças e adolescentes. Distribuídos nos três circuitos da festa, os técnicos
realizaram 9.125 abordagens, sendo 1.373, no circuito Batatinha, 4.416 no Osmar
e 3.336 no circuito Dodô, quando foram identificadas 1.196 crianças e
adolescentes em situação de risco e violação de direitos como o trabalho
infantil.
A ação das equipes volantes,
formadas por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais,
coordenadores, assistentes e pessoal de apoio, que trabalharam 24 horas
distribuídos em plantões, teve como objetivo garantir a proteção social e
combater violação de direitos contra crianças e adolescentes, através de ações
articuladas com o poder público e sociedade civil organizada. As atividades
estiveram apoiadas em cinco eixos: abordagem e cadastramentos das crianças e
adolescentes e seus familiares identificados em situação de trabalho infantil
no circuito do Carnaval; inclusão dessas famílias em serviços e benefícios
socioassistenciais; campanha de sensibilização da sociedade sobre as
consequências do trabalho infantil e da exploração sexual de crianças e adolescentes;
encaminhamento de crianças e/ou adolescentes para os espaços de convivência
temporários; e distribuição e colocação de pulseiras de identificação em
crianças que estejam nos circuitos da folia, na companhia de pais ou
responsáveis.
Das crianças e adolescentes
cadastrados, 186 estavam exercendo atividades laborais como catadores de
material reciclado ou vendedores. 1.004 foram encontrados na companhia de pais
e responsáveis que trabalhavam como ambulantes e outros 6 em situação de rua,
abandono e negligência ou uso de álcool e outras drogas. Após os cadastros, a
equipe realizou encaminhamentos para os serviços socioassistenciais, sendo 113
para os Centros de Convivência, 611 retornos para o lar, 363 para os Conselhos
Tutelares, 96 para os Centros de Referências Especializados da Assistência
Social (CREAS), 477 para os Centros de Referência da Assistência Social
(CRAS). Foram ainda distribuídas 3.181
pulseirinhas de identificação para crianças que estavam aproveitando a festa na
companhia de pais e responsáveis.
Os postos da campanha
“Criança não é Mão de Obra” funcionaram nos circuitos da festa nos seguintes
locais: Praça da Piedade, Ondina, Campo Grande e Praça Castro Alves, e na
Escola Santa Terezinha.
Também funcionaram em regime
de 24 horas os postos dos Conselhos Tutelares instalados na Escola Úrsula
Catarino, Escola Wilson Lins, Escola Santa Terezinha do Menino Jesus, Escola
IMEJA e no PROCON – PLANTÃO INTEGRADO. Dados parciais das atividades dos
Conselheiros apontam a realização de 3.623 atendimentos, sendo 1.944 para
crianças e 1.107 para adolescentes, dos quais 136 identificados em situação de
trabalho infantil, 5 estavam perdidos, 12 vítimas de agressão, e 125 foram
encaminhados para acolhimento ou abrigamento.
A equipe do serviço de
abordagem social também identificou pessoas em situação de rua e realizou o
acolhimento das oito pessoas que aceitaram o serviço. Outro serviço bastante
procurado pelo público foram os camarotes acessíveis montados pela Semps, em
parceria com a Unidade de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência. Os
três camarotes foram disponibilizados nos circuitos da festa para receber
idosos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes previamente cadastrados, e
estavam localizados no Campo Grande e Piedade, respectivamente. A estrutura
montada no bairro de Ondina e recebeu os dois públicos.
SMPJ
Quatro Centros de Convivência
instalados pela Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e
Juventude (SPMJ) atuaram para receber filhos de ambulantes e crianças e jovens
em situação de vulnerabilidade social: Escola Senhor do Bonfim, nos Barris, que
recebeu crianças até seis anos de vida; Escola Estadual Teixeira de Freitas, em
Nazaré, com capacidade para atender jovens de 7 a 17 anos; Escola Municipal
Casa da Amizade, em Ondina, voltado para crianças entre 0 e 6 anos; e Escola
Municipal Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho, direcionada para a faixa etária entre
7 a 17 anos.
Foram 373 acolhimentos de
crianças e jovens entre 0 e menores de 18, um aumento de 120 vagas em relação
ao carnaval do ano passado, quando foram acolhidas 278 em 280 vagas nos quatro
centros. Cada um teve capacidade para receber até 100 crianças e jovens,
portanto, 400 vagas. As unidades ofereceram seis refeições diárias, banho,
recreação e oficina cultural. Os espaços contaram com uma equipe
multidisciplinar, formada por 250 profissionais entre psicólogos, assistentes
sociais, pedagogos, educadores e bombeiro.
Quinta
Total 137
60 meninos e 77 meninas
Sexta
Total 292
111 meninos e 112 meninas
Sábado
Total 329
164 meninos e 165 meninas
Domingo
Total 330
170 meninos e 160 meninas
Segunda
Total 324
165 meninos e 159 meninas
Terça
Total 244
119 meninos e 117 meninas
Os números na terça diminuem
porque com o fim do carnaval as famílias vão retirando as crianças e voltando
pra casa.
SEMGE
A Secretaria Municipal de
Gestão (Semge) é responsável por apoiar, do ponto de vista administrativo e
logístico, as demandas das outras secretarias na realização da maior festa de
rua do planeta, o Carnaval de Salvador. Foram realizados concursos para a
contratação de pessoal, através do Regime Especial de Direito Administrativo
(Reda); a gestão do Sistema de Operações Especiais (SOE), que administra o
quantitativo de servidores escalados em cada unidade, permitindo o controle do
orçamento destinado para essa atividade; a gestão da frota de veículos da
Prefeitura e a condição de atuação dos condutores; contratações e licitações
sistêmicas, que possibilitam o uso racional do recurso público.
Números Gerais:
Foram realizados dois
processos Reda para a Semps (Secretaria Municipal de Promoção Social), e para a
Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano).
Estiveram envolvidas nas
atividades da Operação Carnaval 2018 mais de 8 mil pessoas entre servidores
públicos municipais, terceirizados e contratados via Reda, que atuaram nos 22
órgãos envolvidos na festa.
Estiveram à disposição da
Operação Carnaval 2018, 500 veículos da frota da Prefeitura Municipal, entre
carros oficiais, ambulâncias e viaturas da Guarda Civil Municipal e da
Transalvador.
Foram realizados 1.500 testes
do bafômetro durante o Carnaval nos motoristas da Prefeitura, sem registro de
nenhuma ocorrência. Cada motorista fez, em média, três vezes o teste.
COGEL
A Rede #CONECTA_SALVADOR foi
utilizada por 123.915 pessoas durante o Carnaval, através da Companha de
Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), que disponibilizou o serviço de
internet gratuita. Na terça-feira (13), último dia da folia de Momo, a rede foi
acessada por 20.052 usuários, batendo o recorde de tráfego do evento com mais
de um terabyte de dados.
Esse ano, os profissionais de
imprensa utilizaram a rede #COGEL_IMPRENSA, com senha fornecida pela Secretaria
Municipal de Comunicação (Secom), que teve 769 acessos com 485 gigabytes de
tráfego.
A Cogel também disponibilizou
internet gratuita nos camarotes da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas
com Deficiência (UPCD), localizados na Piedade e em Ondina, no Camarote do
Idoso, no Campo Grande, no Camarote Público na Barra e nos camarotes oficias da
Prefeitura. Os órgãos da administração municipal estão utilizando a rede
#COGEL_CORPORATIVO.
Acessos à rede
#CONECTA_SALVADOR:
Fuzuê - sábado (3) – 6.069
Furdunço – domingo (4) -
7.902
Pipoco - terça (6) – 8.096
Circuito Sérgio Bezerra –
quarta (7) – 6.851
Abertura do Carnaval – quinta
(8) – 10.951
Sexta-feira (9) – 12.300
Sábado (10) - 14.837
Domingo (11) – 18.703
Segunda-feira – (12) 18.154
Terça-feira (13) – 20.052
Total de acessos 123.915 +
6.203 (Festa de Iemanjá) = 130.118
Locais mais acessados durante
o Carnaval:
Farol da Barra – 11.837
Praça Castro Alves – 11.646
Região da UFBA (Ondina) –
8.499
Rua Baependi (Ondina) – 7.201
Monte Pascoal – 6.754
SECOM
A Agência de Notícias da
Prefeitura de Salvador, canal de alimentação da imprensa com matérias, fotos e
vídeos, contabilizou, em média 14 mil acessos por dia. Foram publicadas através
desta plataforma 158 matérias e 381 galerias (incluindo vídeos e fotos). Foram
disponibilizadas à imprensa cerca de 5,2 mil fotos, uma média de 860 por dia,
além de 38 vídeos da folia.
Todas as matérias produzidas
pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) alimentaram ainda o site www.salvadormeucarnaval.com.br, voltado ao público geral da folia. Neste
canal, foram contabilizadas 1,6 milhão de visualizações em todo o mês de
fevereiro, com pico na sexta-feira de Carnaval, quando foram registrados 40 mil
usuários acessando o site. Ao todo, foram identificados acessos de mais de 75
países, de todos os continentes.
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Fonte/SECOM - Secretaria de Comunicação
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